top of page
Buscar

O Teatro de sombras

  • Foto do escritor: fabulosatrupe
    fabulosatrupe
  • 9 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura

Quem nunca se viu fascinado ou com medo das sombras nas paredes? As crianças descobrem cedo o fascínio das sombras, e brincar com os personagens que podem surgir de um desenho no papel e ganhar vida na parede ou no lençol do quarto, é um grande convite a imaginação.


A arte do Teatro de sombras, é uma forma muita antiga de contar histórias, alguns estudiosos acreditam que os homens pré-históricos, usavam das sombras nas cavernas pela luz da fogueira para contar sobre suas caças, já a história mais conhecida, é sobre uma lenda chinesa.


"No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras".*


Para além da brincadeira, que por si só já é uma vasta experiência, nos atentamos também, para o como ela pode auxiliar as crianças a criar sua narrativa, seu jeito de formular as palavras e contar histórias. Entende-se narrativa como uma "exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens", segundo o dicionário Oxford.


As crianças a partir de seus 03 anos, começam a organizar, contar suas histórias e cria-las, o teatro de sombras traz elementos provadores de novas narrativas. Ao trabalhar com meus alunos de 06 anos, no fundamental 1, deixei livre para que eles escolhessem o que quisessem contar e deixei disponível vários moldes (em anexo aqui também neste post), tinham de princesas até E.T.s, alguns escolheram contar a história de seu livro preferido, outros a parlenda "hoje é domingo, pé de cachimbo" e outros escolheram as figuras e foram criando a história enquanto narrava, não importa o que cada um escolheu, o interessante era observar que eles escolheram ali a narrativa que mais gostavam e se sentiam a vontade para brincar. A experiência de montar o "cenário" com a luz, os tecidos, escolher os personagens da sua sua história e por fim conta-la, é uma linda iniciação a esta arte de contar histórias que é o teatro.


Observar cada criança a ter a experiência do teatro, ainda sem tanta exposição como interpretar um personagem na frente de todos, mais ali através dos fantoches, atrás do pano, pelas sombras e luzes é a experiência que mais me fascina nesta arte do Teatro de Sombras para crianças.


Monique Franco

Assistam os nossos vídeos de teatro de sombras, um com a história de Dom Quixote e o outro com um passa a passo de como fazer em casa ou na escola de forma simples:

https://www.youtube.com/watch?v=4Q6d8JPcwhM - História Dom Quixote em Teatro de Sombras

https://www.youtube.com/watch?v=dUrjyRMeSdk - Passo a passo do Teatro de Sombras


Compartilhem com a gente o como foi brincar com as crianças de Teatro de Sombras, deixe seu comentário, foto ou vídeo! Vamos adorar ver!




 
 
 

Comments


Fabulosatrupee.png
  • facebook
  • instagram
  • youtube

©2020 por Fabulosa Trupe. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page