O Teatro de sombras
- fabulosatrupe
- 9 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

Quem nunca se viu fascinado ou com medo das sombras nas paredes? As crianças descobrem cedo o fascínio das sombras, e brincar com os personagens que podem surgir de um desenho no papel e ganhar vida na parede ou no lençol do quarto, é um grande convite a imaginação.
A arte do Teatro de sombras, é uma forma muita antiga de contar histórias, alguns estudiosos acreditam que os homens pré-históricos, usavam das sombras nas cavernas pela luz da fogueira para contar sobre suas caças, já a história mais conhecida, é sobre uma lenda chinesa.
"No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras".*
Para além da brincadeira, que por si só já é uma vasta experiência, nos atentamos também, para o como ela pode auxiliar as crianças a criar sua narrativa, seu jeito de formular as palavras e contar histórias. Entende-se narrativa como uma "exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens", segundo o dicionário Oxford.
As crianças a partir de seus 03 anos, começam a organizar, contar suas histórias e cria-las, o teatro de sombras traz elementos provadores de novas narrativas. Ao trabalhar com meus alunos de 06 anos, no fundamental 1, deixei livre para que eles escolhessem o que quisessem contar e deixei disponível vários moldes (em anexo aqui também neste post), tinham de princesas até E.T.s, alguns escolheram contar a história de seu livro preferido, outros a parlenda "hoje é domingo, pé de cachimbo" e outros escolheram as figuras e foram criando a história enquanto narrava, não importa o que cada um escolheu, o interessante era observar que eles escolheram ali a narrativa que mais gostavam e se sentiam a vontade para brincar. A experiência de montar o "cenário" com a luz, os tecidos, escolher os personagens da sua sua história e por fim conta-la, é uma linda iniciação a esta arte de contar histórias que é o teatro.
Observar cada criança a ter a experiência do teatro, ainda sem tanta exposição como interpretar um personagem na frente de todos, mais ali através dos fantoches, atrás do pano, pelas sombras e luzes é a experiência que mais me fascina nesta arte do Teatro de Sombras para crianças.
Monique Franco
Foto de Arô Ribeiro do Espetáculo "A Saga de Dom Caixote" da Fabulosa Trupe
Assistam os nossos vídeos de teatro de sombras, um com a história de Dom Quixote e o outro com um passa a passo de como fazer em casa ou na escola de forma simples:
https://www.youtube.com/watch?v=4Q6d8JPcwhM - História Dom Quixote em Teatro de Sombras
https://www.youtube.com/watch?v=dUrjyRMeSdk - Passo a passo do Teatro de Sombras
Compartilhem com a gente o como foi brincar com as crianças de Teatro de Sombras, deixe seu comentário, foto ou vídeo! Vamos adorar ver!
Comments